quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Melancholia - Lars Von Trier


Estava ansiosa para assistir o filme Melancholia do dinamarquês Lars Von Trier. Não sei ao certo o que eu esperava e mesmo depois de assisti-lo não sei se consigo compreender o que o Von Trier quis passar de mensagem.


O filme basicamente coloca em questão o relacionamento familiar de duas irmãs: a insanidade de Justine e a insegurança de Claire. Claire fica apavorada com a noticia de que o fim da terra pode estar próximo, já Justine, esta envolvida numa tristeza tão profunda que não se importa com o que esta por vir.
Apesar de confuso, acredito que a intenção de Von Trier não era de passar uma mensagem banal, mas sim, fazer o expectador refletir sobre sua existência na terra.  Refletir sobre o embotamento que cresce cada vez mais dentro de nós.

Somos expectadores da nossa própria desgraça, a nossa maldade e ganância é tão grande, que nem percebemos que ela nos consome. Há tanta maldade na Terra, que para seguirmos vivos, precisamos aceitar a passividade e dançar conforme a música. Uma música que sufoca e enlouquece silenciosamente.

Esta foi a percepção que eu tive ao assistir o filme, de que estamos alheios ao que acontece ao nosso redor, envoltos numa mística tristeza profunda, que nos engana diariamente. Fazemos o apocalipse acontecer, destruindo a Terra com nossa mesquinhez voraz! Espero que o mundo mude, antes que a destruição final chegue.


Que 2012 seja um ano cheio de novidades boas para a Terra e cada um de nós.

Jaqueline S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário